30 de outubro de 2010

HALLOWEEN

Olá! Que saudades de postar algo aqui no blog.

Bem em ritmo de Halloween, preparei um pequeno resumo das raízes dessa festa, que é conhecida mundialmente.

Aqui no Brasil ela não tem muito destaque, porém nos Estados Unidos, Canadá, México, e algumas cidades da Europa ela é bastante popular. Aqui no Brasil ficou conhecida através dos filmes Norte Americanos, aqueles típicos da sessão da tarde, isso se deve ao fato dos norte americanos comemorarem saindo nas ruas com suas crianças fantasiadas pedindo doces, quem nunca ouviu a expressão “Doces ou travessuras” bem, mas vamos deixar de enrrolação.

O Halloween, segundo a visão católica seria para comemorar o dia de todos os “Mártires” ou dia de todos os santos. Mas sua verdadeira origem é celta, a essa comemoração vem das antigas festividades de Samhain, onde os druidas praticavam vários rituais de purificação.

Aproveitando a brecha para falar sobre paganismo quero deixar aqui registrado algo que talvez muitos não saibam, alguém já se perguntou porque as bruxas eram de fato bruxas?

Bem vou contar a versão da historia que fazem questão de esconder, a perseguição aos pagãos (etimologia: paganus aquele que vem do campo), deu-se por dois motivos 1º a igreja católica queria promover o cristianismo, porém as religiões que prevaleciam na época eram as de origem campestre onde o homem respeitava a natureza e a cultuava agradecendo com celebrações tudo que ela dava, desde seu alimento até um remédio; ai surge a 2º questão como as camponesas possuíam segredos de como trabalhar ervas medicinais, produzindo remédios, os farmacêuticos da época que queria o lucro, uniram-se aos movimentos repressores financiando a grande caça as bruxas. Este é um pequeno resumo de tudo, mas no fim das contas quem venceu? A igreja católica? Não meus queridos os pagãos porque apesar de toda a repressão eles não desistiam de suas raízes e seus ideais não abandonavam seus deuses e seus cultos, então em um golpe bem esperto a igreja católica resolveu adaptar essas crenças, por exemplo, onde havia uma árvore sagrada eles derrubavam e com a lenha extraída construíam capelas para seus santos após muitos anos o paganismo se fundiu com o cristianismo tiramos isso pelo próprio Halloween e o Natal.
Bem espero que gostem de tudo que postei aqui e não se incomodem com meus comentarios e meu tom irônico, sou apenas alguém em busca da verdade historica sobre os fatos! Boas festas

Se você quiser saber mais sobre mitologia celta consulto sempre o site Templo de Avalon

Nenhum comentário:

Postar um comentário