12 de julho de 2011

Década de 60

( em cima The beach boys, na fileira do meio á partir da esquerda The Rolling Stones, Velvet Underground, The Who, em baixo a partir da esquerda Jimi Handrix, The Doors e Beatles)


1960 -Gênero- Pop: O rock se populariza e começa a ser tocado insistentemente nas rádios, além de levar milhares de garotas ao delírio em shows que ficam cada vez maiores em número de espectadores. É a vez de Beatles e Rolling Stones surgirem.


1962-Psicodélico: Gênero que cativou o movimento hippie no fim da década. Calcado no experimentalismo, tentava extrair sons inusitados, como a lendária versão do hino dos Estados Unidos executado por Jimi Hendrix no Woodstock, em 1969. The Doors é uma das grandes bandas do estilo.


1963-É lançado Please, Please Me, que marca o início da carreira meteórica dos Beatles.


1964-O terceiro álbum dos Beatles, A Hard Day’s Night, marca o início da beatlemania nos Estados Unidos.
Pete Townshend, guitarrista do The Who, quebra sua guitarra em cima do palco. Gesto seria repetido à exaustão pelas gerações seguintes e foi eternizado por Jimmy Hendrix nos anos 70 e por Kurt Cobain nos anos 90.


1965-The Who lança seu primeiro álbum, The Who Sings My Generation.


1966-The Beach Boys lança Pet Sounds.


1967-Os Beatles lançam Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, álbum que ficou conhecido como um divisor de águas na carreira do quarteto de Liverpool. Com a “benção” de Andy Warhol, o Velvet Underground lança The Velvet Underground and Nico.Jimmy Hendrix coloca fogo em sua guitarra em cima do palco.É lançado o álbum de estreia do The Doors, The Doors.


1969-Acontece o maior festival de rock que o mundo já viu, o Woodstock. Morre Brian Jones, do Rolling Stones. Também em 1969 surge o gênero - Hard:Considerados como os pais do metal, grupos como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple abusam do peso das guitarras e dos vocais agudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário